domingo, 2 de setembro de 2007

Finalmente e atendendo a pedidos...Bolo Molhadinho de Chocolate e Morango!!

Massa de Pão de Ló de Chocolate:
- 6 ovos
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de sopa de farinha de trigo
- 4 colheres de sopa de achocolatado (se quiser que o bolo fique bem preto use aquele chocolate em pó da nestle - que vem numa embalagem de papel vermelha ou simplesmente coloque mais umas 2 colheres de achocolatado, mas neste caso diminua uma colher de farinha)
- 1 colher se sopa de fermento em pó royal

Primeiro bate as claras em neve até ficarem bem firmes. Continue batendo e vá adicionando as gemas uma a uma, depois as colheres de açúcar, também uma a uma. Pare de bater e adicione a farinha, o achocolatado e o fermento (de colher em colher) com ajuda de uma peneira, misturando bem devagar com a massa. Coloque numa forma redonda untada e enfarinhada, leve ao forno pré aquecido para assar em temperatura média por aproximadamente 30 minutos.
Se o bolo começar a cheirar, abra o forno devagar e espete um garfo bem no meio do bolo, se sair limpo é porque já está pronto, senão deixe por mais tempo.

Enquanto o bolo assa, vá preparando o recheio e a cobertura, mas antes disso já lave os morangos (uma caixa e meia deve dar) e corte em rodelas iguais de mais ou menos 0,3 ou 0,4 cm, coloque num prato de deixe na geladeira (desse jeito o morango vai dar uma secada e não vai soltar tanta água no bolo. o que ajuda na sua arte final).
Guarde uns morangos mais bonitos e de tamanhos iguais pra enfeitar por cima.

Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 1 e 1/2 medida da lata de leite
- 2 colheres de sopa de maizena
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Coloque o leite condensado numa panela, depois encha a lata de leite e dissolva um colher de maizena, depois repita com o resto do leite e outra colher de maizena. Misture tudo na panela e mexa até levantar fervura. Deixe ferver por uns 5 minutos, sempre mexendo, pra não empelotar*. Deve ficar um pouco mais consistente que um mingau. Depois de pronto coloque numa tijela pra esfriar (ele fica mais duro depois que esfria). Reserve.

*Caso empelote, não se desespere, é só jogar tudo no liquificador que está resolvido.

Cobertura:
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de achocolatado (se quiser mais preto e mais crocante use chocolate em barra - umas 100 g já deve dar ou o chocolate em pó da nestlé)
- 3 colheres grandes de recheio

A cobertura é feita igual brigadeiro: misture os 2 primeiros ingredientes na panela e deixe esquentar. Se for usar o chocolate em barra é só jogar no leite condensado que ele vai derretendo a medida que o leite esquenta. Depois que a mistura já estiver bem dissolvida, junte as 3 colheres grandes de recheio. Mexa sempre até ferver. Deixe ferver por uns 3 minutos.
Coloque numa tigela pra esfriar. Reserve.


Montagem do bolo ou Da Arte Final:

Espere o bolo esfriar bem ou faça a massa um dia antes pra facilitar o corte.
Retire da forma. Corte com uma faca grande de pão a primeira camada. Enfia a faca no meio e vai rodando o bolo, sempre mantendo a mesma espessura. Retire a parte de cima com a mão.

Operação de Recheio: Jogue um pouco de leite ou água filtrada na massa que vai ser recheada. Pode ser com os dedos (como se fosse uma água benta), cuidando pra molhar pra não exagerar, senão a massa incha e pra ficar bem homogêneo, senão incha desigual ainda por cima.
Coloque pequenas colheradas de recheio em cima do bolo e depois espalhe com ajuda de uma espátula ou faca. Cuidado pra não despedaçar o bolo. E não seja pão duro, o recheio deve ter no mínimo 0,5 cm de altura.
Coloque as rodelas de morango em cima da cobertura, uma bem do lado da outra, como um mosaico (fica linda essa parte hehehe).

Pegue o outro pedaço de bolo e passe um pouco de cobertura pra grudar nos morangos. Coloque em cima da outra parte e corte mais um vez, da mesma forma, cuidando pra manter sempre a mesma espessura.

Repita a operação de recheio.

Agora seu bolo já está tomando forma. Espalhe a cobertura nas laterais, com uma colher e uma espátula. Pode inclinar a fôrma um pouco pra ajudar. Depois espalhe o que sobrou por cima.

Use os morangos mais bonitos pra enfeite. A dica é lave bem sem tirar o cabinho verde. Faça cortes como se fosse cortar uma rodela vertical, da parte mais fina até o cabinho, mas não chegue até o fim, depois abra como se fosse um leque. Faça isso com uns 5 morangos e coloque em cima do bolo. Depois jogue um pouco de granulado ou chocolate ralado nas laterais.

Se achar muito dificial apenas jogue o chocolate ralado. Pode usar um pouco de chocolate branco também pra dar um contraste. Deixe na geladeira por umas horas até servir.

Fica Lindo e Delicioso (afinal, beleza interior é sempre mais importante!)

Enjoy.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта shamenezes.blogspot.com